top of page
2° Concurso de Fotografia
TEMA:
"Sauim-de-Coleira:
olhar, clicar e  conservar"
Inscrições de 10/09 até 09/10.

Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM)

Realização:
Apoio::

Regulamento

Fotografia por Diogo Lagroteria

*Para acessar a ficha de inscrição e enviar a sua foto, clique no link: https://goo.gl/Wcp54F

Em comemoração ao dia do Sauim-de-coleira, 20 de outubro, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM), ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), comunica a abertura das inscrições do 2º Concurso de Fotografia do CEPAM, com  o tema “Sauim-de-coleira: olhar, clicar e conservar”. O concurso visa sensibilizar a população sobre a importância da conservação desse primata e a relação com a qualidade vida das pessoas em Manaus e arredores.  

 

REGULAMENTO DO 2º CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO CEPAM (2017)

 

1. PARTICIPAÇÃO

1.1 Qualquer pessoa é apta a participar do 2º Concurso de Fotografia do CEPAM, desde que seja autora das fotografias inscritas.

1.2 Não há um limite para fotografias inscritas desde que estejam de acordo com o Tema do concurso.

 

2. SOBRE O CONCURSO

2.1.Tema do concurso: “Sauim-de-coleira: olhar, clicar e conservar”.  

2.2. As categorias deste concurso são:

a) O Sauim-de-Coleira  - Fotografias que tenham como elemento principal o Sauim-de-coleira em seu habitat natural.

b) Ameaças ao Sauim-de-coleira - Fotografias que retratem as ameaças e problemas que o Sauim enfrenta na cidade de Manaus e entorno, tais como o avanço da urbanização e as consequentes mortes por atropelamento, eletrocução na fiação elétrica e ataques de animais domésticos (cães e gatos); além da ameaça da perda e degradação de habitat, provocadas por queimadas, desmatamentos e invasões irregulares em áreas verdes (praças arborizadas, parques urbanos e demais áreas verdes de manaus e região.

c) Esperanças para o Sauim-de-Coleira - Fotografias que retratam paisagens naturais amazônicas, ações de conservação da natureza, educação ambiental, recuperação de áreas verdes, plantios e todo esforço voltado à conservação do Sauim-de-coleira, da natureza e do bem-estar na área de distribuição da espécie.

 

3. INSCRIÇÃO

3.1 A inscrição no 2º Concurso de Fotografias do CEPAM é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet.

3.2 As inscrições e envio das fotografias para o concurso iniciam em 10 de setembro e finalizam em 10 de Outubro de 2017.

3.3 O participante deverá preencher o formulário online, que encontra-se disponível no Ficha de Inscrição, divulgado em nossas mídias sociais.

3.6 As fotografias devem ter no mínimo 1 Megabyte e no máximo 5 Megabyte, e só serão aceitas fotos no formato JPEG. Caso as imagens não sejam enviadas neste formato elas serão automaticamente eliminadas.

3.7 As fotografias podem ser feitas em câmeras de celular, tablets, câmeras DSLR, analógicas e compactas.

3.8 As fotografias inscritas no concurso devem, obrigatoriamente, estar relacionadas ao tema “Sauim-de-coleira” e suas respectivas categorias citadas no item 2.2.

3.9 Não serão aceitas fotografias com assinatura digital, marca d’água ou qualquer marca que possa identificar o (a) fotógrafo (a).

3.9.1 As fotografias podem ser em cor ou P&B (preto e branco).

3.9.2 É permitido edições de luz e cor.

3.9.3 É proibido qualquer tipo de edição que desconfigure a imagem original do registro fotográfico, por exemplo, remover ou adicionar itens.

 

4. PROCESSO DE SELEÇÃO

 

4.1 Serão selecionadas, pelo corpo técnico do CEPAM, 30 fotografias, sendo 10 de cada categoria, que serão publicadas na página oficial do CEPAM no Facebook, no dia 12 de Outubro de 2017.

4.2 De 12 a 19 de Outubro de 2017 os respectivos  autores das 30 fotografias selecionadas terão 9 dias para utilizarem a rede social para angariar curtidas, comentários e compartilhamentos.

4.3 A foto mais curtida na página do CEPAM será a vencedora no Júri Popular.  

4.4 Será de responsabilidade da Comissão Julgadora selecionar um vencedor em cada categoria. No total, serão premiados 3 (três) vencedores (um por categoria), além do vencedor na categoria Juri Popular, totalizando 04 (quatro) fotos premiadas.

 

5. COMISSÃO JULGADORA

5.1 A Comissão Julgadora será formada por 3 (três) membros:
 

DIOGO LAGROTERIA: É analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É médico veterinário e atuou por 10 anos no Centro de Fauna Silvestre do IBAMA, no Amazonas. Fotógrafo de natureza desde 2005, trabalha em projetos de conservação de fauna silvestre na região amazônica e usa as suas imagens como ferramenta para a conservação.

 

MARCELO GORDO: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1998) e doutorado em Zoologia - Museu Paraense Emílio Goeldi (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Trabalha no projeto Sauim-de-Coleira que é voltado para pesquisas sobre ecologia e conservação do primata Amazônico Saguinus bicolor, criticamente ameaçado de extinção.

 

RAÍ CAMPOS (RAIZ): É estudante de Artes Visuais na Universidade Federal do Amazonas. O artista de 24 anos, nascido na Bahia e criado no interior do Amazonas, não nega sua vivência amazônica e chama atenção pelas imagens que transbordam a cultura regional, principalmente, pela representação indígena e de animais da fauna amazônica. O artista produziu grandes murais junto com outros grafiteiros, no Viaduto Gilberto Mestrinho e no Viaduto da Avenida Djalma Batista, além do "Mural do Sauim-de-coleira", localizado na Avenida Efigênio Sales (V8), ganhando amplo destaque na mídia local e internacional.
 

5.2 Os membros da Comissão Julgadora receberão as fotografias inscritas sem qualquer elemento que permita a identificação do autor.

5.3 As melhores fotografias serão escolhidas levando-se em consideração adequação ao tema do concurso, qualidade e resolução das imagens, composição e criatividade do autor.

5.4 As decisões da Comissão Julgadora são soberanas, inquestionáveis e finais, não cabendo qualquer impugnação ou recurso.

 

6. PREMIAÇÃO

6.1 Serão premiados um ganhador por categoria e o ganhador do Júri Popular, totalizando quatro premiados (as). A premiação para cada um dos dos ganhadores (as) será:

 

  • Um vale visita guiada à torre do Museu da Amazônia (MUSA), localizado na Reserva Florestal Adolfo Ducke. O deslocamento até o local da visitação será de responsabilidade dos ganhadores.

  • Um exemplar do Livro “Sauim de Coleira: A História de uma Espécie Ameaçada de Extinção”.

  • Um pen drive, da Fundação Vitória Amazônica.

  • Uma caneca do Sauim-de-coleira.

 

6.2 Nenhum participante receberá qualquer tipo de remuneração.

6.3 Os quatro premiados também receberão um certificado de participação no concurso.

7. RESULTADO

7.1. O resultado final do concurso será divulgado no dia 20 de outubro de 2017, O Dia do Sauim-de-coleira.

7.2 As quatro fotografias ganhadoras serão divulgadas nas plataformas digitais da Instituição.

7.3. Os ganhadores serão notificados via e-mail e convidados para a cerimônia comemorativa do Dia do Sauim-de-coleira, em Manaus/AM, quando ocorrerá a premiação do concurso.

 

8. TERMO DE USO

8.1 Com a confirmação da inscrição o participante concorda automaticamente com a  autorização e cessão das fotografias vencedoras e seus nomes, outorgando ao CEPAM o direito de divulgá-las, sem exclusividade e sem ônus, ou em qualquer meio de comunicação utilizado pela Entidade.

 

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do concurso;

9.2 No ato da inscrição e envio das fotografias o participante aceitará, implicitamente, todas as disposições neste regulamento, inclusive o termo de Cessão de Direito Autoral das imagens ao CEPAM.

9.3 Colaboradores vinculados ao CEPAM e da comissão julgadora não podem participar do concurso.  

bottom of page